segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Granola caseiro - receita

  Há muito tempo que sou viciada em granola! É algo que remonta aos tempos em que eu comia tudo sem ligar nenhuma ao que os rótulos diziam e à quantidade de açúcares que os produtos tinham. Porém, quando comecei a estar mais atenta à informação nutricional, granola tornou-se daqueles alimentos a evitar.
  Já há alguns dias que me têm andado a apetecer comer uma boa taça de granola com leite mas devido àquela questão do açúcar não me parecia muito boa ideia, até que me lembrei de ir procurar receitas na internet de modo a que pudesse fazer a minha própria mistura e criar uma versão mais saudável de algo que adoro.
  Após alguma pesquisa em diferentes sites e procura de ingredientes na minha despensa, acabei por criar uma receita que resultou super bem e que ficou bastante semelhante ao que eu costumava comprar já feito, mas sem as coisinhas más.



Ingredientes:

  • Flocos de aveia
  • Sementes de linhaça
  • Sementes de girassol
  • Óleo de amendoim (ou outro tipo de óleo vegetal)
  • Geleia de arroz (ou xarope de ácer, mel, etc...)
  • Mistura de frutos secos (com passas)
  • 2 laranjas

  1.  Num recipiente comecei por misturar dois copos de flocos de aveia, 3 colheres de sopa de sementes de linhaça, 1 colher de sopa de sementes de girassol e 5 colheres de sopa da mistura de frutos secos (cortados em pedaços mais finos e sem as passas).
  2.  Depois juntei 3 colheres de sopa de geleia de arroz, uma colher de sopa de óleo de amendoim e o sumo de 1 laranja e envolvi.
  3.  Dispus a mistura num tabuleiro para levar ao forno forrado com papel vegetal e achatei um pouco até o preparado ter cerca de 1cm de espessura.
  4. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC durante cerca de 15 minutos (a meio desse tempo mexi um pouco para torrar uniformemente).
  5. Por fim, ao retirar do forno, deixei arrefecer, juntei as passas e coloquei num frasco hermético para que se conserve fresco!
É uma receita super fácil e ideal para um pequeno almoço nutritivo. E por ser conservável, dá imenso jeito para ter um petisco preparado toda a semana!




Sem comentários:

Enviar um comentário